terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Tirando Molde para aparelho Hyrax

Olá todos!

Após receber o diagnóstico (09/01/15), era hora de falar sobre o tal aparelho responsável por causar a expansão da mandíbula. 
O aparelho Hyrax fica no céu da boca e é fixado nos dentes que serão expandidos. a expansão é provocada através da ativação de um parafuso, que pode ser ativado uma ou duas vezes por dia, depende de cada caso e do dentista.

No mesmo dia que recebi o diagnóstico, já decidi por colocar o aparelho. Foi uma decisão um tanto quanto rápida e já coloquei os separadores, que são borrachinhas que ficam entre os dentes com intuito de criar abertura para instalação do aparelho. Confesso que isso doeu um pouco mais do que esperava. O dentista enfiou o fio com muita força, forçando a gengiva e cansando um grande desconforto. =´S

Foram colocadas 4 borrachinhas de cada lado, conforme a foto: 

Fiquei com elas por 3 dias, até meu retorno. Nesse período tive bastante dor e dificuldade para comer. No dia do retorno (12/01/15) elas foram retiradas ( que alívio!) para tirar o molde do aparelho Hyrax.
Eu estava bem tranquila, pois me disseram que o molde era só morder uma massinha e tal... poderia causar apenas ânsia de vômito... Mal sabia que o pior estava por vir...

O dentista veio com com alicate, uns ferrinhos e tudo mais... Começou a colocar esses ferrinhos entre os meus dentes com muita força. Ele ia entortando esses ferrinhos no próprio dente com o alicate. Nossa, doeu muitooo. em alguns momentos ele me pedia pra morder (pra entornar o ferrinho), mas eu sentia que o ferrinho estava entrando na gengiva (como eu ia morder algo que estava entrando na gengiva?!), eu não queria e ele dizia "vamos boneca, morde"... Nossa gente, foi bem dolorido. eu comecei a chorar (sem querer) e ele ia secando minhas lágrimas uma vez ou outra... Depois eu ria disso, mas só depois...

Depois do sufoco, veio o que eu realmente estava esperando... o molde de massinha! Eêêê!!! Isso realmente é bem tranquilo. Você morde e fica um tempo com aquilo na boca, nada demais...
No final voltam as tais borrachinhas azuis, mas como o espaço já está mais aberto, o incômodo de colocar foi menor, embora a dificuldade de comer, permaneça...


Um comentário:

  1. Caramba você descreveu com perfeição. Estou passando por isso exatamente hoje! Só não chorei, mas a vontade era grande kkk daqui 3 dias instalo o hyrax

    ResponderExcluir